domingo, 8 de março de 2009

Em defesa do IPAHB


Alberto Marques Dias
Jornalista - Duque de Caxias

A Cultura na Baixada está de luto!
Ela está sendo vítima de um frio e calculado assassinato, praticado por representantes do Poder Público que deveriam agir como procuradores do Povo, nunca como seus carrascos.
Depois que a Mesa da Câmara de Duque de Caxias resolveu despejar uma biblioteca que ali funcionava há 38 anos, a Secretaria de Cultura do município resolveu fazer o mesmo com um grupo que há 17 anos ministrava cursos de teatro para jovens carentes do município, de onde saiam atores, atrizes e pessoal da cenografia para trabalharem em teatros, cinema, circos e TVs.
Em Nova Iguaçu, o prefeito Lindberg Farias simplesmente se nega a pagar o que o município deve ao valente jornal "Correio da Lavoura", com 80 anos contando a História da Baixada e que está afundando numa crise que nada tem a ver com a crise do mercado globalizado.
Nesse verdadeiro rosário de más notícias, vem de São João de Meriti a denúncia de que a Secretaria de Cultura decidiu despejar o Museu de Arqueologia que o IPAHB vinha montando ao logo de décadas, com a dedicação e o esforço de professores e pesquisadores da Baixada. Era ali que se realizavam os cursos sobre a História da Baixada, que nenhuma Faculdade pública do Estado do Rio se atreve a ministrar por falta de competência ou conveniência de seus diretores.
Ainda bem que o mandato do prefeito é de apenas 4 anos. Já imaginaram aturarmos essas administrações por 15 ou 20 anos, como sonham Evo Morales, Hugo Chaves e Lula?

Nenhum comentário:

Postar um comentário