segunda-feira, 16 de março de 2009

Posse da Diretoria para o biênio 2009/2010 do Forum Cultural da Baixada Fluminense


Foi neste sábado, 14 de Março de 2009, na unidade SESC Duque de Caxias a solenidade de posse da diretoria do Fórum Cultural da Baixada Fluminense biênio 2009 -2010.

Cerca 100 pessoas lotaram o auditório, vindos de vários pontos da Baixada Fluminense, entre elas, podemos destacar as seguintes instituições presentes: Câmara de Vereadores De Nova Iguaçu; Brigada Voluntária Brasileira–BVB; Jornal O Municipal; Subsecretaria de Governo Baixada - SEGOV; Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica da Baixada Fluminense - PINBA; Jornal Baixada em Foco; Conselho Cultura de Duque de Caxias; Guarda Municipal do Rio de Janeiro; Jornal Bate Papo; ACDUC; SESC Rio de Janeiro; Secretaria de Cultura Belford Roxo; Instituto de Pesquisas e Análises Sociais da Baixada Fluminense - IPAHB; EncontrArte; Cia. Teatral Fios da Roca; Ass. de Moradores do Bairro Botafogo (Nova Iguaçu); Casa da Amizade (Duque de Caxias); Lions Clube de D. Caxias; Grupo Ecológico Herdeiros da Natureza - GEHNAT; Academia de Letras e Artes de Duque de Caxias - ADLA; Associação de Artistas Plásticos de Duque de Caxias - AAPDC; COMEDINEPIR- Duque de Caxias; AMABEP; Ong EXOBRAS; Academia de Letras de Mesquita - ALAM; Centro Cultural Casa de Pedra; ASSEAFRO; Universidade Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ; SINCOCIMO/ FIRJAN; Ong MOCOM; Rotary Clube de D. de Caxias; CIEP 135; Colégio Pedro II; Afoxé Raízes Africanas; FUNASA; Agencia Caça Talentos; Coordenadoria Regional Metropolitana VII(Belford Roxo); Revista Social 3º Setor; Cia. Teatral Tudo Vira Cena; Centro de Difusão Cultural Kinguelê; Sec. Cultura de Japeri; Madrigal Nova Harmonia; FOMEC – Fórum Meritiense de Cultura; Sec. Cultura Queimados e Centro de Arte e Cultura (CAC) UFRRJ.

A mesa foi composta pelo Prof. Paulo Christiano Mainhard, que ao saudar o público ressaltou a importância do Fórum Cultural da Baixada Fluminense para a valorização dos valores baixadenses, também fez homenagem a dois membros do 'Fórum: Prof. Gênesis Torres e o Engenheiro e pesquizador de ferrovias o Sr. Luiz Octavio; Gilberto Fugimoto, representando o SESC Rio de Janeiro louvou a importância do Fórum e se colocou a disposição para parcerias; o Vereador Carlos Ferreira, de Nova Iguaçu, endossou as palavras do presidente da mesa e lamentou a ausência de salas de cinema na região da Baixada Fluminense com aproximadamente três millhões e quinhentos mil habitantes; Eliane Vaz, representando o Subsecretário Carlos Castilho, saudou o público com falas de incentivo aos valores da região, bem como se colocou a disposição para o apoio necessário; Maria Carla, representando a Secretaria de Educação de Japeri, desabafou tristemente sobre a inexistência da uma Secretaria de Cultura, mas enfatizou a luta do Departamento de Cultura junto ao legislativo por políticas públicas para este setor; Carla Pacheco, representando a Secretaria de Cultura de Belford Roxo falou do desafio em desenvolver a cultura na cidade, mas destaca a expectativa de inauguração da sala Cine-teatro na atual gestão; Alexandre Marques, representando, a Secretária de Cultura de Duque de Caxias, e o Conselho de Cultura do mesmo município, convidaram o público para uma participação mais ativa no Museu Vivo do São Bento, que articula por mais apoio do legislativo em favor do patrimônio do município; o Prof. Orlando Marques CAC/UFRRJ, destacou a abertura da Universidade Rural para criação de parcerias, enfatizando que o departamento cultural da mesma é uma unidade integradora da comunidade acadêmica em todo o entorno da Baixada Fluminense. A Prof. Mara Pinto da Coordenadoria Metropolitana VII.

Como atrações artísticas se apresentaram a Orquestra Vida de Nilópolis, sob o comando da Violinista Priscila Farias e o Poeta João Prado, da Academia de Letras e Artes de Mesquita.
Chamados um a um pelo mestre de cerimônias Raphael Gomes, a diretoria Diretoria Executiva biênio 2009 – 2010 se apresentou no palco na seguinte ordem:

Carlos Roberto Cahé – PRESIDENTE;
Sergio da Silva Vasgestian - VICE-PRESIDENTE;
Maria Auxiliadora Nascimento - 1ª SECRETÁRIA;
Ana Paula de Oliveira Santos - 2ª SECRETÁRIA;
Claudina Nunes de Souza Oliveira - OORDENADORA CULTURAL;

Luiz Octávio da Silva Oliveira - 1° TESOUREIRO;
Reginaldo Francisco de Oliveira - 2° TESOUREIRO.

O Conselho Fiscal ficou assim:
Gilmar Machado de Almeida - 1° CONSELHEIRO;
Irani Fonseca Correia; - 2° CONSELHEIRO;
Adriano Dias de Mello - 3° CONSELHEIRO

Thiago Ribeiro de Carvalho, 1º Suplente;
Antonio Carlos Meritello Machado; 2º Suplente e
Manoel Mathias Thiburcio Filho - 3º Suplente

Após ser empossado, o Presidente, Carlos Cahé homenageou o Prof. Paulo Mainhard com um certificado de Presidente de Honra, e os Professores - Pesquisadores Tânia Amaro e Gênesis Torres com o título de Sócio Benemérito, bem como o Subsecretário de Governo da Baixada Sr. Carlos Castilho.

Durante quase todas as falas, foi manifesto a indignação com o despejo do IPAHB do município de São João de Meriti, evidenciando que políticas partidárias só tende a desfavorecer a continuidade das ações positivas para a valorização da nossa cultura.
Ao término da solenidade, foi oferecido um coquetel para todos os participantes.

E-mail: forumculturalbfluminense@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário