sexta-feira, 13 de março de 2009

Manifestação em defesa do IPAHB

Maria Celina Whately
Historiadora e presidente da Academia Resendense de História


Lamentamos profundamente o fechamento do IPAHB, instituição fundamental para o resgate e preservação da memória da Baixada Fluminense. Até quando iremos conviver com este tipo de descaso pela nossa História?


Dr. Osni Feitosa
Diretor da Escola Superior da Advocacia


Lamentavelmente o povo sofre passivamente no curso da historia, porque nas mais das vezes são incapazes de analisá-las. Estão divorciados da belíssima relação entre a cultura, a história e o direito...direito esse capaz de mostrar ao autor dessa ignominiosa insensatez, que o povo perderá mais um patrimônio. lembrando, todo poder emana do povo!!!

Um comentário:

  1. Interessante a visão dos nossos governantes, muito interessante...
    Provavelmente não entendem, nem se interessam por entender, o alcance do trabalho destas formigas-gigantes, Guilherme Peres, Genesis Torres e tantos outros.
    Eu não vivo na Baixada, mas entendo. Quando iniciei minhas pesquisas, há 5 anos, sobre os caminhos fluminenses do café e do ouro, cheguei rapidamente a este santuário do conhecimento e da pesquisa histórica. Lá fui carinhosamente apadrinhado por estes gigantes, repito, gigantes do esforço de preservação de nossa história fluminense e deles recebi orientações preciosas, inclusive a indicação de um notável parceiro de pesquisas egresso dos celeiro do IPAHB.
    Fiquei perplexo com tudo o que sabem e fazem, aprendi - e muito- sobre a Baixada e, sobretudo a amá-la e respeitá-la.
    O alcance do IPAHB é muito maior que S JOão de Meriti, integra, divulga e orgulha não só a Baixada mas também toda a comunidade dos historiadores fluminenses
    Mas eles não entendem, não querem entender, não se interessam.
    Se S J Meriti perder o IPAHB, estará perdendo muito mais do que imaginam seus atuais governantes, estará perdendo o respeito de toda uma comunidade de pesquisadores e estudiosos de história
    O IPAHB certamente não desaparecerá. Há vários outros municípios atentos a este fabuloso patrimonio cultural
    Meriti, sim, tem muito a perder com sua saída.
    Não choro por ti, Merití, mas sim por teu povo
    Aos teus governantes, só posso pedir ao Pai: perdoai-os, eles não sabem o que fazem..
    Milton Cabral
    pesquisador

    ResponderExcluir