domingo, 8 de março de 2009

IPAHB, uma Instituição ameaçada.


Gênesis Torres

Diretor Presidente do IPAHB

O Instituto de Pesquisas e Analises Históricas e de Ciências Sociais da Baixada Fluminense, nasceu em 1997 em São João de Meriti, com a finalidade de reunir os historiadores da Baixada, por iniciativa dos Historiadores Gênesis Torres, Guilherme Peres, Ney Alberto, Rogério Torres e Marcus Monteiro. Nestes dez anos o Instituto contou com o apoio da Prefeitura da cidade, o que possibilitou transformar-se na mais importante instituição de pesquisa e divulgação dos conhecimentos históricos sobre a região.
O IPAHB acumulou uma bibliografia especifica sobre historia regional. Um acervo documental e iconográfico que tem servido como fonte aos alunos das universidades dos cursos das áreas das Ciências Humanas, possibilitando o avanço dos conhecimentos científicos e os novos direcionamentos sobre políticas públicas regionais.
Nestes dez anos o Instituto acumulou saberes históricos sobre os 11 municípios que formam a Baixada e seus respectivos bairros. Todo este material esta disponível a população através do site
www.ipahb.com.br com visitação que chega a casa 400 mil usuários ate dezembro de 2008. A riqueza de seu conteúdo tem servido como fonte de pesquisa a todos os órgãos de imprensa escrita e televisada, nas suas diversas matérias que versam sobre a Baixada Fluminense. Os pesquisadores do Instituto hoje são uma referencia que divulga positivamente a região.
O IPAHB trabalha com a alta estima da população, porque acredita no grande potencial humano e econômico, nas possibilidades de crescimento social e na elevação do índice de desenvolvimento humano. Há ainda, um grande potencial ecológico ao lado de uma reserva biológica contígua a serra do mar.
A necessidade de divulgar esta riqueza material e ambiental, foi criando o site
www.turisbaixada.com.br . Neste veiculo você encontra tudo que interessa ao turista que visita a Baixada Fluminense, desde o patrimônio histórico, os sítios e pousadas, hotéis, restaurantes, cultura, serviços, points, eventos e muitas outras informações e dados sobre os municípios que formam a Baixada. Esta contribuição com informações turísticas, comprovadamente tem possibilitado um maior interesse pela região.
Para atender os custos de manutenção, desenvolver os projetos de restauração iconográfica e bibliográfica e outros o IPAHB mantem serviços e cursos a população. Entre eles destacamos o Curso sobre Historia da Baixada e as diversas oficinas realizadas pelo Centro de Artes do IPAHB. Estas oficinas visam valorizar criatividade e a capacidade produtiva do povo baixadense.
O IPAHB hoje e uma Instituição imprescindível para o entendimento e compreensão sobre o conteúdo histórico da Baixada Fluminense. O trabalho com a cultura e a pesquisa não sobrevive sem o mecenato do Poder Publico. Os recursos dos serviços prestados não geram excedentes e a manutenção necessariamente e dependente de organismos públicos e ou de instituições nacionais e internacionais.
No entanto, toda a estrutura esta ameaçada. O IPAHB esta sendo convidado a entregar os espaços do prédio alugado pela Prefeitura em SJMeriti. O prejuízo para os trabalhos desenvolvidos pela Instituição serão grandes. A não acomodação em outro espaço poderá selar o fim de sua existência.

5 comentários:

  1. Professor, tentamos contatos constantes com o IAHB, e com o senhor, mas não conseguimos.

    Gostaria que por favor me enviasse seus contatos para wesley@sophia.ag, ou entre em contato comigo no telefone 2650-3886.

    Grande abraço, e que Deus esteja conosco.
    Wesley Brasil
    Diretor de Criação | Sophia
    www.sophia.ag

    ResponderExcluir
  2. Olá professor Gênesis. Há mt tempo assisti uma palestra sua sobre administração pública e gostaria, se for possível, de conseguir algum material seu sobre o assunto.

    Caso queira me ajudar nesse caso envie um e-mail para betatester.zero@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá professor, somos estudantes do Curso de Restauração e Conservação da Faculdade da Serra Gaúcha e necessitamos de ajuda em uma pesquisa que estamos realizando sobre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Queimados se puderes no ajudar...
    Contato: re.recem@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Professor,
    Fui criado na baixada fluminense, tenho formação em turismo e ciências biológicas, e lembro me de um curso maravilhos sobre a historia da baixada que tinha em São Joao de Meriti, infelizmente poucas pessoas conhecem a historia maravilhosa desra região, seria muito importante que estes cursos voltassem , importante conhecer a historia e o relevo e a geografia da região em que vivemos

    ResponderExcluir
  5. Prezado Professor,
    Desejo saber se tem o curso sobre a historia da baixada , quando acontece e se tem algum custo,

    ResponderExcluir