quarta-feira, 11 de março de 2009

Em defesa do IPAHB

Josué Cardoso
Jornalista e agente cultural

A decisão do atual prefeito de São de João de Meriti, de despejar um órgão de grande importância e relevância para a Baixada Fluminense há mais de 10 anos, como é o IPAHB, merece todo o repúdio da população e da comunidade cultural da Baixada Fluminense.
Essa atitude inexplicável contra um órgão que resgata, preserva a história e agrega os valores da região da Baixada Fluminense - onde Meriti está incluída - parece ser um sinal de que estamos voltando a uma ditadura (não assumida, vale observar), quando nada - nem a lei - é limite para os “donos” do poder promoverem perseguições e outros atos de violência, especialmente aos que pensam, influenciam e formam opinião.
É lamentável esse ato violento do prefeito e “senhor” Sandro Matos. Saiba o mesmo que, mesmo tentando cercear o conhecimento e o saber, sua ira contra a cultura ficará na história, ao alcance de moradores (e eleitores), estudantes, pesquisadores, enfim, de todos, ainda mais que a internet hoje é certamente o mais democrático meio de comunicação.
Mesmo com todo o seu "poder", sabemos que o prefeito não conseguirá “apagar” os registros da história, onde ele, infelizmente, acaba de se inserir com este ato insano e criminoso contra a nossa história.
Agora, temos que nos preparar para evitar outras atrocidades, como, por exemplo, a queima de livros e de documentos, e a “censura” aos meios de comunicação, entre outros atos de loucura.

3 comentários:

  1. Expressou com muita propriedde o nobre jornalista, quando escreve que "temos que nos preparar para evitar outras atrocidades".
    O nazismo comandado por Adolf Hitler tinha essas características e levou o mundo a uma guerra por sua insanidade.
    Senhor Genesis, os medíocres passam e a história fica. Assim, prossiga na sua caminhada como sempre o fez.

    ResponderExcluir
  2. Expressou com muita propriedde o nobre jornalista, quando escreve que "temos que nos preparar para evitar outras atrocidades".
    O nazismo comandado por Adolf Hitler tinha essas características e levou o mundo a uma guerra por sua insanidade.
    Senhor Genesis, os medíocres passam e a história fica. Assim, prossiga na sua caminhada como sempre o fez.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Prof. Genesis;

    Infelizmente, na nossa vida muitas vezes temos que travar batalhas e superar obstáculos e neste momento em que o amigo é levado ao combate escrevo para lhe trazer minha solidariedade e oferecer minha ajuda no que puder para que possamos resgatar, o mais rápido possível, o local que por tradição, por merecimento e por que não dizer por Direito pertence ao IPHAB.

    Como parte boa nisso tudo observo que resta uma bela constatação da qual o amigo deve se orgulhar muito, a de como o amigo é querido, respeitado, considerado e reconhecido por tantas pessoas cujas vozes se levantam e se colocam ao seu lado nesta luta. Parabéns.

    De certo que em breve, com a mobilização que esta sendo feita, etc. que o IPHAB voltará a sua antiga sede; assim devemos a creditar, confiar e lutar para que aconteça.

    Sei que agora muitas idéias surgem apontando possibilidades de ação para combater neste momento; assim sendo, entendo que o amigo deveria encontrar alguém que pudesse, friamente, coordenar e conduzir este processo de luta identificando ações ideais, pessoas e estratégias com as quais pudéssemos contar para travarmos as várias batalhas que ainda acontecerão, sendo devidamente preservado o amigo que neste momento deve se encontrar muito revoltado e desiludido com esta verdadeira COVARDIA que lhe impuseram. E pensar que tudo isto ocorre por conta de pessoas a quem é confiada a "cultura" do município.

    Por fim, só lhe peço calma e cabeça fria nesta hora para que não seja dada qualquer arma ao inimigo, devendo este permanecer apenas podendo contar com as razões que brotam da sua própria torpeza, imbecilidade e covardia.

    Lembre-se sempre que eu e outras pessoas estamos com o amigo e pode acreditar somos muitos;

    Aguardo contatos ou anúncio para poder participar de qualquer ato ou fazer qualquer coisa que esteja ao meu alcance.

    Um grande abraço do seu amigo, aluno e admirador

    Luiz Cláudio Biato Portugal

    ResponderExcluir