sábado, 14 de março de 2009

Em defesa do IPAHB

Mazola Barreto de Lima
Professor de História

O IPAHB não abriu apenas uma porta para minha vida; abriu todas as portas que eu necessitava para a minha carreira acadêmica. Descobrir a História da Baixada através do curso ministrado pelo IPAHB é como tomar nas mãos a História de um país que mal conhecemos.
Como pesquisador da História da Baixada Fluminense, em particular da história da extinta Vila da Estrela, não posso acreditar que as autoridades municipais queiram retirar o IPAHB desse espaço que as pessoas procuram para fazerem suas pesquisas escolares, estudar, visitar o museu e usufruir dos serviços que são oferecidos por esta conceituada instituição.
Particularmente agradeço a sorte de viver próximo do IPAHB e ter sido possível cursar as aulas sobre a História da Baixada Fluminense em 2000. Devo dizer que minha vida a partir desse curso tomou novo rumo. Por tudo isso, só tenho a agradecer e juntar, enquanto cidadão, o meu repúdio a essa medida nada “civilizada” por parte das autoridades que deveriam também se matricular no curso e aprenderem a valorizar o que há de mais sagrado na história de um povo: o seu passado, seja ele qual for.

Um comentário:

  1. Prezado Gênesis e demais amigos e companheiros do IPAHB: Desde que tomei conhecimento do "despejo" do IPAHB pela Prefeitura Municipal de São João de Meriti fiquei estarrecido. Até aonde vai a insanidade dos nossos políticos! Considero o IPAHB a mais importante instituição cultural da Baixada. É uma instituição que pesquisa, que tem vasta produção didática e literária e que forma importantes quadros. Contam-se às centenas os jovens, adultos e até mesmo os da terceira idade que foram formados pelo IPAHB. Hoje há uma plêiade de estudiosos da história e da cultura da Baixada que foram "iniciados" pelo IPAHB. E a isto acrescente-se o acervo de documentos, obras de arte e fotos de sua propriedade que, reunidos à uma
    excelente biblioteca com mais de 2.000 valiosos títulos constituem, com certeza, a mais importante fonte de pesquisa sobre a região. Companheiros, quem está perdendo não é o IPAHB mas o Município de São João de Meriti que expulsa dos seus domínios essa jóia ambicionada por outros municípios, a qual ilustra qualquer cidade que venha a acolhê-la. O fato, registre-se, é a mais forte comprovação de que os políticos têm aversão à cultura. A cultura, inseparável da educação, ameaça os políticos e a politicagem. Cultura e educação são fontes de conscientização das populações e instrumentos de libertação.
    Amigos, contem não apenas com a nossa solidariedade como, também, com a nossa voz e empenho para que não se perpetre mais esta injustiça.
    Permito-me sugerir que nos primeiros dias de maio a comunidade cultural da Baixada seja convidada para um ato público de desagravo ao IPAHB por essa arbitrariedade.
    Com o meu abraço,
    Paulo Chistiano Mainhard
    Presidente de Honra do Fórum Cultural da Baixada Fluminense
    Ex-Coordenador do PINGA/FEBF/UERJ
    Membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes

    ResponderExcluir